O MARTELO

 

Nesse tumultuoso Universo dos Quadrinhos Nacionais, uma coisa é certa: Todo santo dia surge uma nova revista Independente da mesma forma que uma deixa de existir. E nesse processo de idas e vindas da HQ Brasileira, surgiu o Fanzine O Martelo. O Fanzine é editado por Erick Lustosa, de Recife-PE, um Roteirista que recentemente vem fazendo às vezes de Desenhista, como foi mostrado na 5ª edição do Martelo, Erick é um grande amante da HQ Nacional, e conseqüentemente seus trabalhos não poderiam ser diferentes.

O Martelo é um Fanzine de Terror e Aventura, que se propõe a resgatar os “bons e velhos tempos” das hqs de Terror, feitas no Brasil por Artistas Nacionais...(palavras do autor). Alem das hqs o Fanzine também traz matérias, e o interessante, é que os nomes dados a essas seções (matérias), também é uma homenagem aos Quadrinhos de Terror, especificamente a antigas Revistas de Terror de nosso País.

Seções do Fanzine: “Mestres do Terror”, nesta seção é apresentado os vários artistas nacionais, um a cada edição, falando da vida e dos trabalhos do artista escolhido.

No “Artistas do Inominável” é mostrada alguma ilustração de variados artistas desse gênero.

No “Cine Mistério” é apresentado às produções Cinematográficas do gênero de Terror de hoje e antigamente.

Na Seção “Sobrenatural” é apresentado um histórico sobre um determinado personagem (herói ou não) desse gênero.

E também temos a Seção “Calafrio” que antes se chamava a “Tumba de Ligeia” mas por sugestões dos próprios leitores, passou a ter também um nome de Revista antiga de Terror. E nesta seção é informado com comentários, sobre os lançamentos e antiguidades das hqs de terror.

No 3º número foi inaugurada a seção “Pesadelo” que é a seção de Cartas deste zine. Na 4ª foi inaugurada a seção “Zarapelho” um complemento à seção: “Mestres do terror”, trazendo entrevistas com grandes feras dos Quadrinhos de terror, inaugurada com Julio Shimamoto. Na 5ª edição foi criada a seção “Neuras” onde apresenta o autor por ele mesmo, um determinado artista fala sobre sua própria vida, trabalhos e etc. Essa seção foi Inaugurada com o Quadrinhista Mark Novoselic, criador da personagem Angelina, que é apresentada também na 5ª edição. Muitas são as “Inaugurações” deste fanzine, sem falar no editorial que foi batizado de “Histórias do Além!” Ufa! Com certeza vale muita a pena adquiri-lo, um trabalho de qualidade e por quem entende do assunto, Erick com certeza esta de parabéns. Além das suas variadas matérias uma coisa se destaca no que diz respeito às Histórias em Quadrinhos, “A Garra Cinzenta” que é considerada a primeira hq de Terror Publicada no Brasil. Publicada em 100 capítulos, os quais o Martelo vem republicando a cada edição, já estando no 35º capitulo.

 

 

Edições (Hqs): Na Primeira edição é apresentado o Drácula: O Vampiro, e o Tumulo de Dracula, por José Menezes.

A Garra Cinzenta por Renato Silva e Francisco Armond. Do 1º ao 5º capitulo.

Na Segunda edição, vemos O Monstro de Frankenstein: A Volta de Frankenstein, por José Menezes e Rubens F. Lucchetti.

Lobisomem: Um monstro a solta, por Toninho Lima.

A Garra Cinzenta, por Renato Silva e Francisco Armond.Do 6º ao 11º capitulo.  

A Terceira edição é uma edição Especial com 54 paginas, uma homenagem ao artista Antonio Homobono, trazendo a história Conde Dracula: O Homem Imortal. Foi com tristeza e pesar que ficamos sabendo através do Martelo a morte do Homobono, até por que, não houve divulgação em nenhum meio. E também dividindo espaço com o Conde Dracula de Homobono, temos A Garra Cinzenta, de Francisco Armond e Renato Silva. Do 12º ao 21º capitulo.

Na Quarta edição podemos conhecer um pouco da deslumbrante Michèlle, A Vampira, de Emir Ribeiro (não eu não fiz esse elogio por causa do nome dela! Hehehe).

 O Lobisomem de Toninho Lima.

A Garra Cinzenta de Francisco Armond e Renato Silva. Do 22º ao 28º capitulo.

Na Quinta e atual edição, conhecemos outra deslumbrante (heroína?) a Angelina, A agente do sobrenatural, de Mark Novoselic.

O Monstro de Frankenstein de Zezo.

 Mula Sem Cabeça em: Burrinha do Padre, de Erick Lustosa, e devido a esta história foi criada outra seção, a “Contos de Terror” para falar dos Mitos brasileiros. Espero que tenham gostado de conhecer o Fanzine O Martelo e se possível não deixe adquirir o Preço é apenas 2,00 reais, entre em contato com o Erick Lustosa por E-mail: erickll01@hotmail.com ou escreva para Rua Vereador João Calazans, 324 - Praia Treze de Julho - Aracaju / SE - 49020-030. È isso aí gente, valeu pelas visitas e comentários. Beijão a todos e até o próximo post!

 

 

Por Michelle Ramos.

 

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, RECIFE, Mulher, Arte e cultura, Informática e Internet, Livros, Desenhar e HQS!!!
Outro - michellerbarbosa@ig.com.br
Visitante número: