Por ele mesmo.

...:: JOTTAS ::...

 

Hoje resolvi fazer diferente, ao receber o perfil do artista Jottas, gostei muito da facilidade que ele demonstrou em falar de si mesmo e de seu trabalho, coisa rara, já que a maioria dos escritores tem certa dificuldade em falar de si mesmos, e devido a sua espontaneidade resolvi deixar o próprio Jottas falar, organizando umas coisinhas aqui e outras ali, aqui esta a nossa querida seção Perfil do Artista, trazendo mais um Talento de Peso para o conhecimento de vocês. Não deixe de comentar e visitar o site e fotolog do Jottas! È muito bom. 

 

 

Paginas pessoais: http://www.jottas.com

http://fotolog.terra.com.br/jottas

E-mail: arte@jottas.com

Fala aí  Jottas!!

Bem... Sou Santista de cidade e de time, nasci no ano de 1972, tenho esposa e três filhos lindos (pai coruja, héhé). Como muitos desenhistas comecei cedo a desenhar e nunca fiz nenhum tipo de curso sou autodidata tanto nos desenhos como na computação gráfica, acho que foi à vontade de vencer que me fez aprender, foi quando chegou em minhas mãos um exemplar da revista "A espada selvagem". Fiquei maravilhado com os desenhos do grande mestre John Buscema e dos excelentes roteiros de Alfredo Alcala, a partir dai, só dava eu desenhando o Conan. Depois comecei a ler Batman, Homem Aranha, Homem de Ferro e muitos outros, pois como vocês estão cansados de saber, os quadrinhos viciam. Depois me apaixonei pela arte e Roteiro do mestre Frank Miller e também Will Eisner. Nunca pensei em trabalhar com desenhos, pois sabia que aqui no Brasil era quase impossível se sustentar com a arte. Trabalhei como oficce-boy, auxiliar de escritório, segurança de shopping, porteiro de prédio e por ai vai... Mandei alguns desenhos para um jornal novo na época de 1996 e passei a trabalhar de graça para eles. Era porteiro das 19h00 às 7h00, saia do prédio e ia direto para a redação. Depois de um tempo eles foram me dando algum dinheirinho para ajudar. Em 2001 O Jornal A Tribuna de Santos criou um jornal tablóide chamado Expresso Popular, fiz o teste e passei. Como profissional deste jornal comecei a conseguir sustentar minha família. Hoje ilustro O Expresso Popular e pelo jornal A tribuna, ilustro a AT revista, que sai encartada todos os domingos. Para ilustrar a revista fui indicado pelo editor Marcio Calves. Fiz diversas exposições, entre elas destaco: O melhor remédio é sorrir, realizada na casa de artes da Aliança Francesa, Riscos e Rabiscos na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, fui convidado a participar de uma exposição no sesc Santos chamada: A loucura nossa de cada dia. Participo de vários Salões, só que  só consegui no máximo ser selecionado para as exposições (Um dia vou conseguir um prêmio... tenho fé em DEUS). Bem acho que são nove anos desenhando profissionalmente, mas continuo buscando espaço e reconhecimento. Sobre HQ, não almejo desenhar para Marvel e afins e sim um dia conseguir publicar o meu personagem RASHAVERACK com o meu próprio traço.

Personagens do Jottas...

RASHAVERACK, que se chama o caçador de recompensa. Eu criei para uma campanha de RPG no ano de 1993. Depois da campanha ele ficou por anos assombrando a minha mente (acho que me envolvi demais com ele) e no ano de 2004 resolvi transportá-lo para os quadrinhos. O nome RASHAVERACK foi inspirado no livro de Arthur C. Clark chamado "O fim da Infância" aonde o capitão dos alienígenas que vem para nos dar a cura para todas as doenças tem este nome. Não considero este personagem um super-herói, pois a saga dele para mim pode ser considerada uma ficção científica. Desenhei quatro histórias que me serviram como laboratório que esta nesta ordem: O Circo, Uma bela noite para se matar um miserável, O caçador de recompensa e A nave. Não tenho intenção de ter um traço Marvel como muitos, mas sim ter um traço original e só meu. Quando eu conseguir atingir um nível de traço que me agrade, começo a desenhar a saga. [Leia as hqs do personagem clicando aqui!!]

 

O Poderoso Brasil: Criei este personagem em 1997 para ser publicado no jornal Diário do litoral, hoje publico no Expresso Popular. Em 2004 a produção do programa + Você da Rede Globo se interessou por ele e me pediram uma matéria para o dia da bandeira, pois o personagem veste a própria. A matéria foi ao ar no dia 18 de novembro e a experiência foi muito legal. Estou enviando em anexo algumas tiras dele que foram ao ar na telinha, você vai ver que em uma delas aparece o Louro José, desenhei esta tira especialmente para este programa.

TIRAS DO PODEROSO BRASIL... (ARRASTE A SETA NO FINAL DO POST PARA LER TODA A TIRA!!!)

Poderoso Brasil -  Antes de se tornar um ser poderoso, era um brasileiro comum e desempregado. Tudo mudou no dia em que ele aceitou a proposta para servir de cobaia em um laboratório do governo. As experiências lhe renderam alguns poderes magníficos como capacidade de voar, força descomunal, visão de raios-X, entre outros... O problema é que, por vezes, tais poderes falham, o deixando em grandes apuros! Ainda assim, o governo lhe deu um uniforme, um salário-mínimo por mês e o reconheceu como um super-herói nacional! 

 

Espero que tenham gostado de conhecer mais esse talento nacional. Beijão e até o próximo post!

Michelle Ramos. michellerbarbosa@ig.com.br

RAPIDINHAS: Conheça O Brasileiro!!

                            Conheça O Meu Studio!!

                            Conheça o Blog Poético do Herói Tristão!!!

 

 

O ZINE BRASIL TAMBÉM ESTA NESSA!!!

Campanha: Prezado Editor
De acordo com o compromisso firmado com o amigo JJ Marreiro (da revista independente Manicomics), o Estúdio Areia Hostil se engaja à campanha “Prezado Editor” que consiste em enviar cartas (de preferência escritas à mão) para algumas das editoras que publicam arte seqüencial no Brasil. Os endereços físicos das empresas estão listados abaixo.
Por que pedimos sugerimos que as cartas sejam escritas à mão? Porque a carta escrita à mão é uma comunicação mais pessoal, assim quem quiser fazer pequenas alterações no texto da campanha se responsabiliza por sua própria opinião.
Não é nossa intenção agredir ninguém nem criar um clima de animosidade com as editoras. Estamos apenas tentando estimular aqueles que querem ler quadrinhos feitos no Brasil que saiam da letargia e passem a agir. Agir mais e falar menos.
Como esta é a primeira etapa da campanha ela poderá sofrer adaptações e ajustes de acordo com as sugestões das pessoas que resolverem aderir.
Obrigado a todos!
Segue uma sugestão de texto e os endereços das editoras:

___________________________

“Prezado Editor,

Sou leitor de histórias em quadrinhos e tenho sentido falta de publicações produzidas no Brasil por autores brasileiros. Apesar de existirem empreendimentos como Turma da Mônica, Holy Avenger e mais um ou dois títulos com características de produção brasileira gostaria de registrar que como leitor seria muito legal ter mais opções (tanto de gênero quanto de títulos) produzidos no Brasil.
Venho à sua editora informar que como eu existem outros leitores interessados em histórias em quadrinhos brasileiras.
Agradeço a atenção,

Assina: ... (preferencialmente escrever o nome de forma legível, assinar e pôr o número da carteira de identidade)”

___________________________

Endereços de Editoras:

Editora Globo S/A
Rua Domingos Sérgio dos Anjos, 277
São Paulo – SP
CEP: 05136 – 170

Japan Brasil Communication (JBC)
Rua Loefgreen, 1291 – 7º andar
Vila Maria
São Paulo – SP
CEP: 04040 – 031

Ediouro Publicações Ltda.
Rua Nova Jerusalém, 345
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21042 – 235

Conrad Editora
Rua Simão Dias da Fonseca, 93
Aclimação
São Paulo – SP
CEP: 01539 – 020

Editora Escala
Av. Profa. Ida Kolb, 551
Casa Verde
São Paulo – SP
CEP: 02518-000

Panini Brasil Ltda.
Rua Andrade Fernandes, 283
São Paulo – SP
CEP: 05449-050

Mithos Editora
Rua Andrade Fernandes, 283
São Paulo – SP
CEP – 05425-902

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, RECIFE, Mulher, Arte e cultura, Informática e Internet, Livros, Desenhar e HQS!!!
Outro - michellerbarbosa@ig.com.br
Visitante número: